Tecnologia de gestao
POSTULADOS AMBIENTAIS
Os postulados ambientais da contabilidade são o Postulado da Entidade Contábil e o Postulado da Continuidade. POSTULADO DA ENTIDADE CONTÁBIL
Qualquer indivíduo, empresa, grupo de empresas ou entidades, que realize movimentações financeiro-monetárias, desde que necessite de controles contábeis, ou seja, de uma contabilidade, é considerado uma entidade contábil. Quando se fala em entidade contábil, uma característica fundamental é a manutenção dos registros contábeis que separam a entidade – empresa, da figura dos sócios, ou seja, estes dois não se misturam. Portanto a Contabilidade objetiva relatar fatos contábeis que diz respeito à entidade contábil para os sócios e a outros usuários dos relatórios contábeis.
A contabilidade não pode impedir certos fatos que, de início, venham ferir um princípio básico, mas estabelecer corretivos e, disciplinar os sócios em face das normas contábeis e sua importância.
POSTULADO DA CONTINUIDADE
Segundo Marion relata que no caso de se detectar a impossibilidade de prosseguimento do empreendimento (descontinuidade), por meio de dados e evidências, tais como, prejuízos constantes, liquidação extrajudicial, etc., os usuários das demonstrações contábeis deverão ser informados da situação atual da empresa.
O Postulado da Continuidade das Entidades é portanto tão evidente que não precisa ser demonstrada pela contabilidade que apresenta influência direta nos Princípios Fundamentais.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Os princípios contábeis são o núcleo central da doutrina contábil, são eles: o Princípio do Custo como Base de Valor; o Princípio do Denominador Comum Monetário; o Princípio da Realização da Receita; e o Princípio do Confronto das Despesas com as Receitas e Com os Períodos Contábeis.
O PRINCÍPIO DO CUSTO COMO BASE DE VALOR
Os registros contábeis, de acordo com Marion “são efetuados com base no valor de aquisição do bem ou pelo preço de fabricação (incluindo