Uma análise do processo produtivo e das condições ergonômicas do trabalho
Ezequiel Augusto Xavier, Fabrício Carlos Lenzi, Márcia Helena Borges Notarjacomo, Roseli Reis Veiga
RESUMO
O setor metal mecânico tem grande expressividade na economia do País. Na região do Mato Grosso, especificamente em Rondonópolis, as empresas desse segmento ainda são poucas, porém estão crescendo e consolidando-se já que o estado é grande demandador de serviços e produtos deste setor. Este estudo aplicado utilizou a metodologia de análise ergonômica do trabalho numa empresa do setor metal-mecânico, observando as condições de trabalho, sua organização e as especificidades das tarefas a serem executadas no processo produtivo. Buscou-se conhecer a empresa e sua cultura organizacional. Por alguns dias o processo produtivo foi acompanhado; conversas informais foram realizadas com operadores, bem como com o proprietário/gestor da empresa. Após foi possível identificar os principais problemas, destacando-se a atual localização e espaço físico como o maior deles. Ao final dessa observação foram analisadas as condições de trabalho e do processo de produção e proposto melhorias baseadas na Análise Ergonômica do Trabalho.
Palavras chave: indústria metal-mecânica, análise ergonômica, processo produtivo, lay-out.
1 INTRODUÇÃO
No Brasil o setor metal-mecânico tem grande participação econômica do desenvolvimento do País, em especial nas regiões sul e sudeste (BRANCO, 2011).
1
De forma análoga no setor metal-mecânico no Estado do Mato Grosso predominavam as indústrias de pequeno porte, porém nos últimos anos têm recebido novos investimentos neste segmento, principalmente de médias e grandes empresas, este fato preconiza que as empresas já instaladas no Estado deverão rever seus processos produtivos e a qualidade de seus produtos (NADAF apud DOMINGUES, 2010).
De acordo com Maciel et all. (2010) em empresas de pequeno e médio porte é muito comum