Lavra por recalque
O suporte pode ser dado pelo minério, que pode ser deixado em recalque, ou por material externo, que pode ser trazido aos realces.
São métodos de menor produtividade quando comparados com métodos com aberturas auto-portantes em condições similares.
A menor produtividade se justifica em função dos desmontes menores (possibilitando trabalhar com menores vãos), de um maior número de operações conjugadas e da dificuldade própria de manuseio do minério em recalque ou do enchimento.
Recalque
É um método de lavra ascendente (overhand mining), por tiras horizontais, em que o minério desmontado é mantido temporariamente no interior do realce, servindo de suporte para as encaixantes e de plataforma de trabalho para a perfuração, que é manual
É um método que não se presta bem à mecanização.
O volume relativo ao empolamento do material desmontado é extraído durante o desmonte e o restante ao final da lavra, quando então, o realce fica vazio, sendo então abatido ou preenchido com estéril.
A relação entre as dimensões dos equipamentos de perfuração e a espessura e inclinação da camada definem a diluição: desde que a espessura da camada permita a operação de equipamentos em seu interior, opera-se com diluição aceitável.
É um método possível de ser aplicado em realces de pequena espessura.
Características Gerais
Pertencente a categoria dos alargamentos suportados.
Minério desmontado é armazenado no realce ao invés de ser totalmente transportado.
Minério armazenado tem função estrutural (estabilidade do maciço), e também funciona como plataforma de trabalho.
Desta forma, sempre deve ser mantida uma certa distância entre teto e plataforma de trabalho, para execução das operações de perfuração e detonação e servir como face livre para o desmonte.
Para manter tal distância, retira-se uma quantidade de minério igual ao empolamento do material desmontado.
Condições de aplicação do método
Tipos de depósito: Veios, camadas ou