Largura das Aerovias - Aviação
Aerovias Inferiores
As aerovias inferiores variam de largura de acordo com a posição do Auxilio Rádio passando de 16nm para 8nm de largura 54nm antes e depois do Auxilio Rádio. Quando a distância entre dois Auxilio Rádio for inferior a 54nm a aerovia tem largura máxima de 11nm. Em qualquer aerovia inferior ou superior os níveis de vôo obedecem a Regra Semi-Circular de Vôo para condições de vôo IFR. Portanto em aerovias não existe vôo visual VFR.
Aerovias Inferiores
As aerovias superiores tem seu limite inferior em FL 245 Exclusive ( não incluido o FL 245) e limite superior ilimitado e variam de largura de acordo com a posição do Auxilio Rádio passando de 43nm de largura para 21,5nm de largura 216nm antes e depois do Auxilio Rádio. Quando a distância entre dois Auxilio Rádio for inferior a 108nm a aerovia tem largura máxima de 21nm. Em qualquer aerovia inferior ou superior os níveis de vôo obedecem a Regra Semi-Circular de Vôo para condições de vôo IFR. Portanto em aerovias não existe vôo visual VFR.
E S P A Ç O S A É R E O S
O espaço aéreo é internacionalmente dividido em sete classes,3 de A a G. Cada classe tem diferentes regras quanto a separação entre aeronaves, controle exercido pelo órgão de controle de tráfego aéreo, exigência de autorização, condições meteorológicas mínimas para vôos visuais, limites de velocidade e exigência de contato por rádio com controladores de tráfego.
A Classe A é exclusiva a vôos por instrumentos (IFR). Nela as aeronaves são separadas pelos controladores de tráfego e é obrigatório manter o contato por rádio e obter autorização antes de ingressar nesse espaço. Geralmente são áreas acima da altitude limite para vôo visual (FL 145) e áreas de aeroportos com intenso tráfego de vôos por instrumentos.
Controle de separação de aeronaves*
Limite de velocidade comunicação por rádio autorização para voar na área**
B
Todas