Lançamento horizontal
LANÇAMENTO HORIZONTAL
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
LANÇAMENTO HORIZONTAL
Experimento laboratorial realizado em: 31/05/2009
Data de entrega do relatório: 02/06/2009
1- RESUMO
A determinação dos movimentos durante o lançamento de um projétil, depende da consideração de dois movimentos independentes.
Na vertical, está sujeito a força gravitacional, ocasionando sobre o projétil um movimento de queda livre que é aquele que desconsiderando a resistência do ar ou quando um projétil é solto no vácuo, possui aceleração constante de 9.8m/s2 (aceleração da gravidade) .
Na horizontal, o projétil executa movimento uniforme onde o projétil tem velocidade constante e igual a velocidade média para qualquer intervalo de tempo.
Para verificação das mesmas foi realizado um experimento laboratorial, utilizando uma rampa com furos, um anteparo e uma esfera de aço, onde se pôde observar a trajetória do projétil (esfera de aço) a cada distância conhecida.
Concluiu-se, portanto que há duas forças de atuação durante o lançamento.
2 - INTRODUÇÃO
2.1 - Objetivo:
Determinar: A trajetória de um projétil através de gráficos, a velocidade de lançamento de um projétil, a velocidade e o tempo de queda livre de um projétil.
2.2 – Definição e conceitos
Denominamos de movimento dos projéteis ao movimento livre de um corpo lançado num campo gravitacional uniforme, onde a aceleração da gravidade é constante e vertical, sendo desprezível a resistência do ar. Quando lançamos um projétil o seu movimento poderá ser sempre decomposto em dois movimentos, sendo um horizontal e outro vertical.
A aceleração do projétil será apenas a da gravidade.
O movimento horizontal será uniforme uma vez que não existe aceleração com componente horizontal, ou seja, a componente horizontal da velocidade do projétil é