A resiliência no processo de envelhecimento
O objetivo deste trabalho é o de identificar expressões de resiliência em idosos e avaliar como eles superam as adversidades e mantém o senso de integridade. O referencial teórico se baseia no modelo que integra o crescimento e desenvolvimento humano em um processo continuo, de acordo com o modelo de resiliência que promova, positivamente, o potencial humano, no qual a autonomia está inserida.
A metodologia utilizada foi qualitativa com base em referencial bibliográfico, em observações e em analise das expressões de resiliência encontradas na evolução de um grupo de idosos.
INTRODUÇÃO
A Resiliência no Processo de Envelhecimento é um tema que trás uma discussão sobre os estigmas estabelecidos pela sociedade com respeito ao idoso. O presente estudo sobre este tema foi realizado com base em textos bibliográficos e também em encontros realizados com Idosos na Instituição Lar Francisco de Paula. A proposta deste estudo é a de realizar uma reflexão acerca da capacidade que o indivíduo tem em ser bem sucedido frente às adversidades.
A resiliência refere-se às respostas que damos aos embates, aos traumas gerados em situações de risco, às ameaças e estigmas da vida gerados ao longo do processo de envelhecimento, tendo em vista a nossa força interna.
O trabalho surgiu através de leituras de textos e de encontros realizados com os idosos aos sábados na Instituição Lar Francisco de Paula que está localizada na Rua Filgueiras Lima, 99, bairro do Riachuelo, RJ. O Lar Francisco de Paula é uma instituição espírita que recebe pessoas a partir de 60 anos de idade de ambos os sexos.
Uma pesquisa de ação e reflexão visa gerar a participação ativa do idoso, desenvolvendo iniciativas que possam trazer esclarecimentos sobre seus direitos e possibilitando a troca de saberes, a ampliação de conhecimentos, além de permitir o desenvolvimento de novas habilidades e outras ações. O projeto visa efetivar o exercício da cidadania e a inserção social dos idosos