Grupo de idosos
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Implantação de um grupo de idosos na Atenção Básica.
Sertaneja
Março
2012
TEMA
Melhoria na qualidade de vida em um grupo de idosos município de Sertaneja, tendo como foco ações de Psicologia na Atenção Básica.
ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL
Educação, saúde e psicologia.
AUTOR (A)
RosaineCristhina de Oliveira CRP 08/ 12540 - Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Sertaneja
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Salão Nobre de Reuniões da Sede da Pastoral da Criança, localizado na Avenida Nossa Senhora do Rocio, s nº. Esta ação objetiva ser coparceira da Paróquia Santo Antônio.
PÚBLICO ALVO Idosos acima de 65 anos de idade.
INTRODUÇÃO É incontestável a transição demográfica que a população brasileiraesta vivenciando, dados do IBGE indicam que até 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta, com 31, 8 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, entretanto, mesmo diante de dados tão promissores ao que se refereà longevidade, o Brasil está distante de um processo de envelhecimento bem sucedido. Ao observarmos os serviços de saúde públicos, encontramos uma complexidade no perfil do idoso atendido: sedentarismo, carência afetiva, perda da autonomia causada por incapacidades físicas ou mentais, ausência de familiares para ajudar no autocuidado, insuficiência de suporte financeiro, doenças decorrentes ao fator idade e estilo de vida, como os transtornos psicossociais, em especial a depressão. Estas diversas condições que acometem a população idosa necessitam de uma atuação diferenciada por parte dos profissionais de saúde, em especial aqueles que compõem a equipe técnica da Atenção Básica, melhor compreendida como as portas de entrada para a Saúde Pública em nosso país.
Assim, as açõeshierarquizadas,e verticalizadas, centradas no modelo médico /farmacológico, cedem espaço a novas estratégias em saúde pública, que compreendem o usuário (neste caso