Lançamento horizontal
Curso de engenharia de produção
LANÇAMENTO HORIZONTAL
Introdução:
O Lançamento Horizontal pode ser considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (movimento vertical, sobre a ação exclusiva da gravidade, sendo uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante) e movimento horizontal (movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade com que foi lançado).
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
Quando um corpo é lançado horizontalmente no vácuo, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica.
Objetivo:
A realização desta atividade tem como o objetivo a determinação do valor médio do alcance.
Interpretar o gráfico h x A.
Procedimentos experimentais:
Primeiramente, montou-se um sistema de forma que a esfera fosse abandonada de uma determinada altura e essa tem de ser a mesma em todas as medições realizadas para minimizar os erros experimentais, compondo um lançamento horizontal. Na bancada, colocou-se papel carbono com uma folha branca em cima a fim de que se pudesse medir o alcance da esfera, pois ao tocar a folha, esta deixa uma marca, o que facilita a medição. A distância que será medida pela régua entre a marca deixada pela esfera e a mesa é o alcance.
Depois de feito os cinco lançamentos, analisa-se as colisões da bola com o papel, e faz-se um círculo em torno destas, que englobem todos os pontos colididos com o papel, com a régua medimos o desvio da medida do alcance (raio da circunferência) e também a distância entre a marca inicial (feita abaixo do prumo) e a marca correspondente ao centro do círculo traçado. A partir destas medidas é possível calcular o valor médio do alcance.
h x