lançamento horizontal
Definições
A linguagem C foi criada na década de 70, por Dennis Ritchie, nos laboratórios Bell. Para tanto ele utilizou o sistema operacional Unix e a linguagem BCPL. Baseado nessa linguagem, Ken Thompson, que também trabalhou na criação de C criou a linguagem B. Como a linguagem de Richie foi posterior, recebeu o nome de C.
Conceitos
Um computador é uma máquina capaz de executar operações, mas para que "ele" saiba o que e como executar é preciso programa-lo. Um programa de computador nada mais é que um conjunto de instruções, escrito através de uma linguagem própria, que orienta o computador a realizar uma determinada tarefa. A única linguagem que o computador "entende" é a chamada Linguagem de Máquina, que é formada por um conjunto de códigos numéricos, próprios para comandar a máquina. Porém, estes códigos são extremamente complicados para o entendimento humano, por isso surgiram as linguagens simbólicas.
Uma linguagem simbólica é, na realidade, um conjunto de palavras e regras facilmente compreendidas pelo homem, mas para que o computador as entenda existe a necessidade de uma tradução para a linguagem de máquina. Este processo de tradução é denominado "compilação".
Estrutura básica de um programa em C
a estrutura básica de um programa bem simples em C, que escreverá na tela a mensagem “Meu primeiro programa!”.
1 #include 2 3 int main() 4 { 5 printf(“Meu Primeiro Programa!\n”); 6 }
A linha 1 contém a diretiva #include , e serve para incluir as funções de uma biblioteca em seu programa. Neste caso, estamos incluindo a biblioteca de entrada e saída padrão (standard input/output), necessária para a utilização da função printf(). C é uma linguagem que diferencia minúsculas de MAIÚSCULAS (case sensitive). As palavras-chave e os comandos da linguagem devem ser escritos em minúsculo. Se você declarar variáveis, funções, tipos, etc, utilizando caracteres maiúsculos, não se esqueça de referenciá-los da forma