Lampadas
Lâmpadas ec
A iluminação dos lares europeus será mais eficiente já a partir de Setembro.
Com as nossas Escolhas
Acertadas, poupa mais de 7 euros por ano
INCANDESCENTE COM MO
As lâmpadas fluorescentes compactas vão substituir as incandescentes e as de halogéneo de baixa eficiência (classe D).
As últimas começam a desaparecer já daqui a 4 meses.
A partir de 2016, só podem ser vendidas lâmpadas fluorescentes compactas, LEDs e halogéneas de classe energética B. Nessa altura, as economizadoras e de halogéneo também vão cumprir requisitos de qualidade mais exigentes.
Com esta medida, a Comissão
Europeia quer aumentar a eficiência dos aparelhos consumidores de energia e diminuir consumos e emissões de gases com efeito de estufa.
12 Proteste Junho 2009
www.deco.proteste.pt
onomizadoras uitos consumidores ainda preferem as tradicionais lâmpadas incandescentes, sobretudo por causa do preço. Porém, a escolha começará a ser limitada em p oucos meses. Para tornar os lares energeticamente mais eficientes, a Comissão Europeia decidiu pôr fim às incandescentes e aumentar a qualidade das fluorescentes compactas, conhecidas por economizadoras. E stas têm menor consumo e maior longevidade.
Assim, apesar de mais caras, o investimento compensa. Não estão isentas de riscos para o ambiente, mas o impacto é atenuado se forem correctamente encaminhadas para a reciclagem (ver págs. 16 e 17).
8 anos M
Tempo de vida médio da economizadora €5
anuais
Poupança média face à incandescente Arranque e longevidade a melhorar
A oferta de lâmpadas economizadoras é variada. Para o ajudar a escolher, testámos 35 produtos de intensidade média, ou seja, de 500 a 1000 lumens com potência entre 11 e 16 watts, e elevada, de 1000 a 1500 lumens, com potência entre 18 e 21 watts (ver quadro na pág. seguinte).
Na embalagem, é anunciada a potência, medida em watts, e o fluxo luminoso, em lumens. Na loja, não compare só a