Introducao a sociologia de educacao.
Mobilidade: Qualidade ou propriedade do que é móvel ou obedece às leis do movimento.
Facilidade com que se passa de um estado para outro; inconstância, volubilidade:
Estabilidade: Qualidade de estável; firmeza, solidez, segurança.
A Educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades, isto é, sua cultura aos mais novos. OLIVEIRA (2007: 11)
Assim, a educação se constitui numa actividade humana e histórica que se define na totalidade das relações sociais.
A educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. (Dicionário Aurélio Portátil 5.0.4)
A Sociedade é um conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo; corpo social:
Ideologia é uma representação imaginária das próprias relações materiais, ou como uma representação deturpada da própria inserção dos humanos nessas relações (cf. POULANTZAS, 1971; ALTHUSSER, 1983).
A Sociedade é um grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns; comunidade (Dicionário Aurélio Portátil 5.0.4)
A educação, sociologicamente, é o processo pelo qual a sociedade transmite sua herança cultural às gerações vindouras, integrando-as na sociedade e nos grupos a que pertencem. Ela cria um ser novo, r social, dando-lhe qualidades físicas, intelectuais e morais.
A função social enquadra-se dentro da função homogeneizadora de Durkhein e define-se como o processo de transmissão dos saberes sociais reclamados por uma dada sociedade e que terão de ser apreendidos pelos sujeitos para que eles se integrem nela.
A socialização que a escola faz pode ser conservadora, quando transmite valores do passado, e pode ser inovadora quando transmite valores do presente. Tendo em atenção o ciclo de vida dos indivíduos, também pode ser primária,