Laminação
Introdução:
O que é um laminador:
• O laminador é uma maquina utilizada na conformação mecânica de materiais
(laminação), que consiste em modificar a seção transversal de um metal através da passagem entre dois cilindros com superfície retilínea (laminação plana) ou com canais
(laminação não plana), sendo a distância entre os dois cilindros menor do que a espessura inicial da peça.
Funcionamento
• O material é submetido a elevadas tensões, resultantes da compressão exercida por roletes
(como na calandra), e a tensões cisalhantes superficiais, resultante do atrito entre os rolos e o material. Mesmo atrito este que “puxa” o material para dentro dos cilindros. Além de modificar a espessura do material, pode-se também mudar sua dureza (ductilidade), de acordo com o grau de laminação Partes de um cilindro de laminação :
Ele é composto basicamente de (2) cilindros,
(3)mancais (de rolamento, fricção e patente), carcaça ou gaiola, que fixa essas partes e um motor para fornecer potência aos cilindros e controlar a velocidade de rotação.
.
São utilizados dois cilindros colocados horizontalmente, um sobre o outro, que são compostos por três partes: a mesa, onde se realiza a laminação, os pescoços, onde se encaixam os mancais e os garfos de acionamento trevos.
A posição dos cilindros é ajustada por volantes que ficam na parte superior da máquina, e são utilizadas também guias para que o material não desvie de sua trajetória.
Os passes variam muito de máquina para máquina e devem ser dados de forma decrescente e suave, para evitar que ocorram desníveis nas chapas.
ARRANJOS TÍPICOS DE
CILINDROS:
( a) - laminador duo;
( b) - laminador duo reversível;
(c) - laminador trio;
(d) - laminador quádruo,
(e) - laminador Sendzimir e
( f ) - laminador universal.
• A figura (a) abaixo mostra uma vista esquemática de um laminador duo, constituído por um quadro, dois cilindros de trabalho e os mancais nos