Emergências pediátricas
2ª 3 milhoes de crianças morrem por ano. A infecção respiratória é a responsável por 20% das mortes na infância. A insuficiência respiratória aguda e a principal causa de morte com menos de 5 anos. A maioria dos episódios de parada na faixa etária decorre de uma complicação ou progressão de falência respiratória, identificar rapidamente e atuar no sentido de melhorar a oxigenação e a ventilação pode prevenir a ocorrência de parada cardíaca.
Problema respiratória na criança pode levar rapidamente a hipoxemia .
Fisiologia
Principal função é a troca gasosa. O oxigênio é levado para os pulmões através da inspiração e se difunde através dos alvéolos, em direção ao sangue, para se dissolver no plasme e fixar-se a hemoglobina (oxigenação) O dióxido de carbono (CO2) se difunde pelo sangue, através dos capilares, para os alveolos, onde é eliminado pela expiração (ventilação) . os problemas respiratorios agudos podem ser resultantes de qualquer doença da via aera, pulmonar ou neuromuscular.
A taxa de metabolismo da criança é muito alta e exige uma demanda elevada de oxigênio.
Lactente : consume 6 a 8 ml/kg/min
Adulto : 3 a 4 ml/kg/min.
A criança co insuficiência respiratória aguda apresenta dificuldade de oxigenação com conseqüente hipoxemia e/ou dificuldade de ventilação e progressão de hipercarbia. ( aumento da concentração de gás carbônico no sangue arterial.
Hipoxemia :
A oxigenação inadequada do sangue resulta em hipoxemia, uma redução da saturação de oxihemoglobina no sangue.
A oximetria de pulso fornece um valor estimado de saturação de oxigênio arterial (SaO2) por uma método não invasivo, através do cálculo da saturação da oxihemoglobina (SpO2),
Saturação < 94% em ar ambiente na criança indica presença de hipoxemia.
A hipoxia tecidual A criança irá compensar essa saturação com o aumento da freqüência respiratória e pelo esforço respiratório para aumentar a oxigenação arteral. Terá