Problemas éticos
DISCIPLINA: ÉTICA E BIOÉTICA
OS PROBLEMAS ÉTICOS ENCONTRADOS NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA DA REDE PRIVADA
Por:
Bianca Machado Delazari
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos – Ano 2014-2
INTRODUÇÃO Dentro do setor abordado, não são encontrados muitos problemas éticos, pois se trata de uma empresa privada que prioriza muito os aspectos de confidencialidade em relação aos colegas de trabalho e a vida dos pacientes, pois caso contrário a instituição toma providências cabíveis para resolver a situação. O principal problema ético que um enfermeiro da emergência pediátrica enfrenta, está associado com o relacionamento direto com os familiares dos pacientes, que acham ter direito de infringir algumas regras por terem alguma situação superior ou diferenciada em relação a outros pacientes ou até mesmo a equipe de saúde. Esse trabalho foi realizado encima de informações colhidas através de enfermeiros da unidade de emergência pediátrica de um hospital privado, é de estrema importância, pois abrange como deveriam ser os atendimentos de saúde prestados a toda a população independente de ser em uma rede pública ou privada, já que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
OBJETIVO GERAL Identificar os problemas éticos vivenciados pelos profissionais de enfermagem na unidade de emergência pediátrica de um hospital da rede privada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os problemas éticos nas relações com a organização e o sistema de saúde. Identificar os problemas éticos na relação entre integrantes da equipe de saúde.
Identificar problemas éticos na relação com usuários e a família.
REVISÃO DE LITERATURA Dentro do hospital, a unidade de emergência pode ser considerada um dos ambientes em que os trabalhadores de saúde são sujeitos a um maior sofrimento psíquico devido à dinâmica do serviço que funciona ininterruptamente e que é um espaço de livre acesso para os usuários que chegam para procurar