problema morais e problemas eticos
O problema prático, isto,é de problemas que se apresentam nas relações efetivas,reais,entre indivíduos ou quando se julgam cortas decisões e ações dos mesmos . Trata-se por sua vez,de problemas cuia solução não concerne somente a pessoa que os propões ,mas também a outra ou outras pessoas que sofrerão as conseqüências da sua decisão e da sua ação .
Em situações do dia a dia como estas que acabamos de enumerar os indivíduos se defrontam com a necessidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mas dignas de ser cumpridas .Estas normas são aceitas intimamente e reconhecidos como obrigatórias : de acordo com elas , os indivíduos compreendem que tem o dever de agir desta ou daquela maneira .
Neste caso dizemos que o homem age moralmente e que neste seu comportamento se evidenciam vários traços característicos que o diferenciam de outras formas de traços conduta humana.Formas de comportamento dos homens em face de determinados problemas que chamamos morais e,do outro lado,juízos que aprovam ou desaprovam moralmente os mesmos atos.
Mas por sua vez ,tantos os atos quanto os juízos morais pressupõem certas normas que aprontam o que se deve fazer.O tipo de comportamento efetivo, tantos dos indivíduos quanto dos grupos sociais e tanto de ontem quanto de hoje. De fato, o comportamento humano prático-moral , ainda que sujeito a variação de uma época para outra e de uma sociedade para outra, remonta até as próprias origens do homem como ser social.
A este comportamento prático-moral, que já se encontra nas formas mais primitivas de comunidade. Os homens não só agem moralmente (isto é, enfrentam determinados problemas nas suas relações mútuas, tomam decisões e realizam certos atos para resolvê-los e, ao mesmo tempo, julgam ou avaliam de uma ou de outra maneira estas decisões e estes atos), mas também refletem sobre esse comportamento prático e o tomam como objeto da sua reflexão e de