Problemas éticos
Todos os direitos de divulgação e reprodução exclusivos do
Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias
1
O PROBLEMA ÉTICO
[Cf. MONDIN, Battista. Introdução à filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. São Paulo: Paulus, 2010, pp. 106-121] Competência/habilidade:
Capacitar os acadêmicos no domínio dos conceitoschaves do Problema Ético; habilitando-os ao estudo da Ética como ciência do "Ethos" humano, que tem por objeto próprio "fazer o bem, evitar o mal".
2
O PROBLEMA ÉTICO
1. INTRODUÇÃO AO PROBLEMA ÉTICO:
A ética – Ethos – ou moral – Mos – é o estudo da atividade humana com relação a seu fim último, que é a realização plena da sua humanidade Humanitas.
3
O PROBLEMA ÉTICO
1. INTRODUÇÃO AO PROBLEMA ÉTICO:
O problema ético toma dois aspectos principais:
- relativo ao fundamento e ao valor dos códigos, dos princípios, das normas, das convicções morais já existentes (Problema Crítico); - relativo às condições que possibilitam a ação moral em absoluto; o critério daquilo que é moral e imoral para o homem; o fim último da vida humana e os meios mais aptos para atingi-lo (Problema Teórico).
4
O PROBLEMA ÉTICO
1. INTRODUÇÃO AO PROBLEMA ÉTICO: Os dois problemas não estão separados um do outro, mas intimamente ligados, na medida em que o primeiro introduz o segundo: antes de implantar sistematicamente a moral, colocase em questão, problematiza-se a Moral Comum.
5
O PROBLEMA ÉTICO
2. O PROBLEMA CRÍTICO:
O problema crítico impõe-se por si, enquanto os códigos morais prescrevem deveres, estabelecem leis, ditam normas, que os membros de uma determinada sociedade estão obrigados a observar.
6
O PROBLEMA ÉTICO
2. O PROBLEMA CRÍTICO:
É lógico e natural que aqui se pergunte por que e em que medida se é obrigado a observar tais códigos.
Quem os estabeleceu? Que valor têm eles? Podem ser mudados? A quem cabe o direito de substituí-los por outros? Compete à coletividade, a cada um ou aos governantes?