Qual a diferença entre problemas éticos e problemas morais?
1 – Qual a diferença entre problemas éticos e problemas morais?
Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. A ética rejeita o comportamento egoísta como moralmente válido, deve ser feito em prol do bem da sociedade, visando o que é moralmente válido.
2 – Qual a função fundamental da ética?
A função fundamental da ética é: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada circunstância, elaborando conceitos correspondentes. Também formula normas e princípios universais de moral.
3 – Qual o valor da ética como teoria? O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas a ação em situações concretas.
4 – Qual a definição da ética proposta por Vázquez?
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma especifica de comportamento humano.
5 – Segundo Vázquez, qual é o objeto de estudo da ética?
Seu o objeto de estudo é constituído por vários tipos de atos humanos, os atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais ou a sociedade em seu conjunto.
6 – Qual é a origem da moral?
A moral surge quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social. Quando já e membro de uma coletividade.
7 – Como ocorre o progresso da moral?
Falamos em progresso com respeito à mudança e à sucessão de formações econômico-sociais.O progresso histórico ocorre no terreno da produção material, da organização social e da cultura. Não se trata de três linhas de progresso independentes, mas de três formas de progresso que se relacionam e se condicionam mutuamente, pois o sujeito do progresso nestas três direções é sempre o mesmo: o homem social.
8 – Quais são as características do progresso