enfermagem na pcr
477
A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO
DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
1
Yolanda Rufina Condorimay Tacsi
2
Dulce Maria Silva Vendruscolo
Condorimay YRT, Vendruscolo DMS. A assistência de enfermagem no serviço de emergência pediátrica. Rev Latino-am
Enfermagem 2004 maio-junho; 12(3):477-84.
Este artigo de abordagem qualitativa tem como objetivo caracterizar a atuação da enfermeira na assistência à criança em situação de emergência, numa unidade de atendimento pediátrico de um hospital no interior de São Paulo, através de entrevista semi-estruturada, com oito enfermeiras. A entrevista compreendeu questões sobre o perfil profissional e, a seguir, a questão norteadora. A técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1997) orientou a análise, sendo identificado o tema: a enfermeira como mediadora do atendimento à criança na sala de emergência, a partir de quatro subtemas: o planejamento da assistência à criança, admitindo e avaliando-a, atuando na assistência a ela e a sua família e capacitação para o atendimento.
A atuação da enfermeira exige conhecimento, capacitação técnica e tecnológica, habilidade e agilidade, tomada de decisões, trabalho de equipe, manifestando segurança, calma, empatia e racionalidade, para atender à criança e a sua família numa situação de emergência.
DESCRITORES: enfermagem pediátrica; serviços médicos de emergência; família
ASSISTANCE
PEDIATRIC EMERGENCY SERVICES
NURSING ASSISTANCE IN PEDIATRIC EMER GENCY SER VICES
This qualitative study aims to characterize nurses’ actions in care for children during emergency situations, at a pediatric unit from a hospital in the interior of São Paulo State, Brazil, by means of semi structured interviews with eight nurses.
The interview included questions about professional profile and, next, the research question. The analysis was guided by
Bardin’s content analysis (1997),