Laminação
Laminação
Conteúdo Programático da Aula
2. Fundamentos da Transformação Mecânica
2.2 - Laminação
- Introdução;
- Tipos de laminadores e suas aplicações;
- Cilindros de laminação;
- Laminação a quente;
- Laminação a frio;
- Laminação de barras, perfis e tubos;
- Classificação dos produtos laminados;
- Processamento termomecânico.
ENG 1340 – Prof. Marcos Pereira
Laminação
Laminação é um processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de lingotes, placas, barras, tiras, chapas ou fios pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea
(laminação de produtos planos) ou contendo canais entalhados (laminação de produtos não planos), sendo que a distância entre os dois cilindros deve ser menor que a espessura inicial da peça metálica.
ENG 1340 – Prof. Marcos Pereira
Laminação
l1
l2
Figura 1 – Representação esquemática da laminação.
ENG 1340 – Prof. Marcos Pereira
Laminação
A laminação é considerada como o processo de conformação mecânica de metais mais utilizado em função de sua alta produtividade e da possibilidade de um preciso controle dimensional do produto.
ENG 1340 – Prof. Marcos Pereira
Laminação
Um laminador consiste basicamente de cilindros (ou rolos), mancais, gaiola (quadro do laminador) e um motor para fornecer potência aos cilindros e controlar a velocidade de rotação. As forças envolvidas na laminação podem facilmente atingir milhares de toneladas e, portanto, é necessária uma estrutura rígida e motores adequadamente especificados para fornecer a potência necessária.
ENG 1340 – Prof. Marcos Pereira
Laminação
Utilizam-se vários arranjos de cilindros na laminação, sendo o mais simples constituído por dois cilindros com eixos horizontais, colocados verticalmente um sobre o outro.
Este equipamento é chamado de laminador duo e pode ser reversível ou não. Nos duos não reversíveis