lalala
O mostrador análógico funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral - como as dos relógios - mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina, cria um campo magnético oposto ao do imã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe.
O galvanômetro é um dispositivo que mede correntes de pequenas intensidades e que é composto, de uma maneira bem simples, por muitos condutores retilíneos sendo percorrido por uma corrente elétrica.
Para que um galvanômetro possa ser utilizado para medir correntes elétricas mais intensas liga-se um resistor em paralelo (R na Fig.24(a)), com o que ele passa a se chamar amperímetro. A resistência elétrica desse resistor deve ser muito menor do que a resistência interna do galvanômetro para que a corrente sobre este seja pequena e não o danifique. Para medir a corrente através do resistor R1 de um dado ramo de um circuito, o amperímetro deve ser conectado em série nesse ramo. Para que a perturbação provocada pelo aparelho de medida sobre o ramo em questão seja pequena, ou seja, para que a corrente medida seja o mais próximo