fisica
2 – Um cabo elétrico consiste em 125 tramas de fio fino, cada uma com resistência de 2,65 μΩ. A mesma diferença de potencial é aplicada entre as extremidades de cada trama e resulta em uma corrente total de 750 mA. (a) Qual a corrente em cada trama? (b) Qual a diferença de potencial aplicada? (c) Qual a resistência do cabo?
3 – (a) A densidade de corrente através de um cilindro condutor de raio R varia de acordo com a equação: Onde r é a distância ao eixo. Assim, a densidade de corrente tem um máximo 𝑗0 no eixo r = 0 e diminui linearmente até zero na superfície r = R. Calcule a corrente em termos de 𝑗0 e da área da seção transversal do condutor A = πR². (b) Suponha que, em vez disso, a densidade de corrente tenha um máximo 𝑗0 na superfície e decresça linearmente até zero no eixo, de modo que
Calcule a corrente. Por que este resultado é diferente do obtido em (a)?
4 – Um resistor tem a forma de um cone circular reto, tal que a inclinação seja pequena supõe que a densidade de corrente seja uniforme. Calcule a resistência deste objeto.
5 – Um capacitor tem placas circulares paralelas de raio 8,22 cm, afastadas 1,31 mm. (a) Calcule sua capacitância. (b) Que carga aparecerá nas placas se uma diferença de potencial de 116 V é aplicada?
6 – Determine a capacitância da combinação de capacitores. Adote C1 = 10,3 μF; C2 = 4,8 μF; C3 = 3,9 μF.
7 – Um capacitor de placas paralelas, preenchido com ar, com placa de área 42 cm² e afastamento de 1,3 mm é carregado até uma diferença de potencial de 625 V. Determine: (a) a capacitância; (b) a intensidade de carga em cada placa; (c) a energia armazenada; (d) o campo elétrico entre as placas, e (e) a densidade de energia entre as placas.
8 – Um capacitor