lalala
Esse desconhecimento decorre da ausência de publicação de suas obras em nosso país. Uma amostra de sua competência aparece no livro Representações Sociais, de Serge Moscovici, publicado pela Editora Vozes em 2003. Três anos depois, a mesma editora veio a publicar o livro Dialogicidade e Representações Sociais: as Dinâmicas da Mente, livro que apareceu originalmente nos Estados Unidos em 2003.
O livro apresenta uma teoria do conhecimento social fundamentada nos conceitos de dialogicidade e representações sociais, desenvolvendo uma alternativa à teoria computacional da mente. Para a autora, a dialogicidade, entendida como a "capacidade da mente humana de conceber, criar e comunicar realidades sociais, é o fundamento da constituição da mente humana em termos do 'Alter'" (Marková, 2006a, p.15).
O conceito de dialogicidade ou dialogismo1 foi desenvolvido por autores como Rosenzweig (1997, 2001, 2008), Buber (1979, 2007) e Bakhtin (1981, 2000), que considerou aspectos da comunicação, principalmente da interação eu/outro que eram desconsiderados pelos estudiosos de sua época.
O conceito de representações sociais, criado pelo psicólogo Serge Moscovici (2008), é originado no conceito de representações coletivas do sociólogo Émile Durkheim. De acordo com este autor,
o que as representações coletivas traduzem é o modo como o grupo se pensa em suas relações com os objetos que o afetam.... Para compreender a maneira como a sociedade representa a si mesma e o mundo que a cerca, é a natureza da sociedade, e não a dos particulares, que se deve considerar (Durkheim, 1999: XXIII).
Outros teóricos que influenciaram a construção do conceito de