Pedagogia
Licenciatura Plena em Pedagogia
Professor: Arturene Rocha
Orientação Sexual: A educação sexual nas escolas da rede pública municipal do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no municipio de Cristino Castro.
Palmeira do Piauí- PI
2012
1.0- INTRODUÇÃO O trabalho de educação sexual na escola é um tema que vem sendo discutido desde a década de 70 e só apartir de meados dos anos 80, é que a demanda por trabalhos na área da sexualidade nas escolas aumentou, devido a preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre as adolescentes e com o risco da contaminação pelo HIV (vírus da AIDS) entre os jovens. A principio, notava-se uma resistência por parte da família á abordagem dessas questões em âmbito escolar, mas atualmente, sabe-se que os pais reinvindicam a orientação sexual nas escolas, pois reconhecem não somente a necessidade de informação para crianças e jovens, como mais ainda a dificuldade que elas tem de falar abertamente sobre esse assunto em casa. Uma pesquisa do Instituto Data Folha, realizada em dez capitais brasileiras e divulgada em julho de 1993,constatou que 86% das pessoas ouvidas eram favoráveis a inclusão de Orientação Sexual nos currículos escolares. Finalmente pode-se afirmar que a implantação de Orientação Sexual nas escolas, contribui para o bem-estar das crianças e dos jovens na vivência de sua sexualidade atual e futura.
2.0- JUSTIFICATIVA A necessidade de se pesquisar a sexualidade de forma clara e acessível no municipio de Cristino Castro é incontestável porque na sexualidade se incere