gladiador
O motor elétrico é uma máquina que converte energia elétrica em energia mecânica. Quando a eletricidade de uma bateria ou outra fonte de alimentação é conectada a um motor, faz com que seu eixo comece a girar. Existem motores alimentados por uma fonte CC (corrente contínua), como uma bateria, e motores alimentados por uma fonte CA (corrente alternada). Apesar de existirem motores elétricos de vários tipos, o princípio é o mesmo.
Dois princípios físicos relacionados são a base do funcionamento dos motores. O primeiro é o princípio da indução eletromagnética, descoberta em 1831 pelo cientista e inventor inglês Michael Lardy. O princípio estabelece que se um condutor se mover através de um campo magnético ou se a intensidade de um campo magnético que passa através de um arco condutor estacionário for variada, uma corrente será criada ou "induzida" no condutor. O segundo princípio é o inverso do primeiro e se refere à reação eletromagnética. Foi observado pelo físico francês Ander Marie Ampere em 1820.
Quando uma corrente elétrica é estabelecida através de um condutor, como um fio de cobre colocado em um campo magnético, uma força é aplicada ao fio. Quando o condutor é enrolado com muitas voltas em posições precisas, e conexões elétricas são instaladas, a força criada faz com que a bobina gire. Quando a bobina gira, o eixo do motor também gira.
Peças de um Motor Elétrico
Os motores consistem em duas unidades básicas: o campo, que é o eletroímã com suas bobinas, e a armadura, que é a estrutura que suporta os condutores que atravessam o campo magnético e conduzem a corrente de excitação em um motor.
Visita de campo
Para nos familiarizar com as peças do motor elétrico, visitamos as oficinas da Faculdade de Engenharia de Matareyya, na Universidade de Helwan. Vimos vários motores elétricos de diversos tamanhos e aprendemos como eles funcionam. Ficou claro que quando a energia elétrica é aplicada, esses motores produzem energia cinética