lagoas e leitos de secagem
O indicador (segundo precipitado) tem assim de ser devidamente escolhido, de modo que a sua precipitaçãonão se dê antes de atingido o ponto de equivalência, nem muito depois dele.
No método de Mohr, este tipo de indicador é normalmente aplicado na titulação do ion cloreto (Cl-), com o ion prata (Ag+), sendo o indicador um precipitado vermelho de cromato de prata (Ag2CrO4).
Para que o ion cromato atue como indicador apropriado, não deve reagir com o ion prata antes da concentração deste ter atingido o seu valor de equilíbrio, isto é, o ion prata tem de precipitar completamente o ion cloreto, só depois se dá a formação do cromato de prata de cor vermelha. O aparecimento desta cor no titulado, muito diferente da cor branca do precipitado de cloreto de prata,indica o ponto final da titulação.
Como este método se aplica numa argentometria, o pH do titulado dever ser inferior a 10. Contudo, o meioácido é também desfavorável à titulação, pelo que o meio deve ser aproximadamente neutro (pHcompreendido entre 6,5 e 10). Deverá, assim, ser feito um ajuste de acidez.