lactação fisiologica
Montgomery. Durante a gestação se inicia um novo período de desenvolvimento mamário. . Pela ação do corpo lúteo e placenta ocorre a proliferação dos ductos, ramificações e formação lobular. A partir do segundo trimestre de gestação, o hormônio lactogênio placentário humano, junto com o desenvolvimento das estruturas mamárias faram a síntese de colostro.
SLID 5- ESTÁGIOS DA LACTAÇÃO
Estágio1- a lactogênese inicia no ultimo trimestre de gravidez, e apresenta um aumento da lactose, proteínas totais e imunoglobulinas e diminuição de sódio e cloretos. No pós-parto com a prolactina elevada até o 3º ou 4º dia a produção é independente da sucção, a partir dai se não for retirado da mama, a produção diminui. Estágio 2- aumento do fluxo sanguíneo e captação do oxigênio e glicose e a concentração de citrato. “descida do leite” ocorre de 2 a 3 dias após o parto. As mudanças no leite continuam de modo importante por 10 dias.
Estágio 3- leite maduro, galactopoiese, período de manutenção da lactação.
Para que a produção continue é necessário que o eixo hipotálamo-hipófise mantenha a produção de prolactina e ocitocina. Quando o leite não é extraído produz uma pressão no capilar que inibe a nova síntese, afalta de sucção impede que o hipotálamo estimule a hipófise a produzir a prolactina.
SLID 6- HORMÔNIOS DA LACTAÇÃO
Prolactina: atua nas células alveolares, fazendo com que produzam