Fisiologia Da Mama E Lacta O Monografia
292 palavras
2 páginas
A FISIOLOGIA DA LACTAÇÃOAs glândulas mamarias são órgãos complementários do parelho reprodutor feminino. A função delas e de secretar leite adaptado à nutrição do recém-nascido.
O desenvolvimento da glândula mamaria e a instalação de lactação são controlados pela sistema nervoso central. O controle da SNC se exercita sobre a função gonadotrópica da hipófise anterior. A estação de controle neuro-hormonal e o hipotálamo.
Existem três processos que condiciona a formação do leite:
Desenvolvimento da glândula mamaria para aleitamento (mamogénese)
O inicio da lactação pós-parto (lactogénese)
A manutenção da lactação e a excreção do leite (galactopóiese)
A função da glândula mamaria resulta pela interação dos vários sistemas hormonais, antagônicas ou sinérgicas.
Unidade morfo-funcional da Mama
A Estrutura das Mamas
· Aréola - estrutura central da mama onde se projeta a papila;
· Tecido adiposo - todo o restante da mama é preenchido por tecido adiposo ou gorduroso, cuja quantidade varia com as características físicas, estado nutricional e idade da mulher.
OS LÓBULOS MAMÁRIOS
São a unidade secretora da mama. São estruturas de contorno mais ou menos circular, circundados por estroma interlobular (tecido fibroso denso). Cada lóbulo éconstituído por ácinos situados no estroma intralobular. Neste, o tecido conjuntivo é mais frouxo e contém uma população fisiológica de células inflamatórias crônicas, principalmente linfócitos. Este estroma responde às variações hormonais do ciclo menstrual normal, sendo mais edemaciado e com mais linfócitos na segunda metade do ciclo (influência combinada de estrógenos e progesterona). Fora da gravidez, como neste caso, os ácinos estão quiescentes. Os Ductos Mamários
Os ductos mamários drenam os lóbulos. Têm contorno irregular ou estrelado, e também são constituídos por dupla população, de células epiteliais de revestimento (internas) e mioepiteliais (externas). Estas não formam uma camada contínua, e se destacam pelo