USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL PELA POPULAÇÃO FEMININA
Aline Esteves Turkiwcz (ICV/UNICENTRO), Jéssica Maria Petriu (ICV/UNICENTRO), Daniela Viganó Zanoti-Jeronymo (Orientador). e-mail: alineestevesturkiwcz@hotmail.com
Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Departamento de Enfermagem/Guarapuava, PR.
Ciências da Saúde - Enfermagem
Palavras-chave: alcoolismo, mulher, beber feminino.
Resumo:
Devido à importância que o uso de álcool e seus prejuízos adquiriram para a população feminina nas últimas décadas, este estudo objetivou realizar a compilação das pesquisas nacionais que abordassem a temática “uso, abuso e dependência de álcool pela população feminina” no período de 2001 a 2011. Para isto foi realizado um estudo exploratório-descritivo. Emergindo as seguintes áreas temáticas: a) sentimentos, características e realidade de mulheres alcoolistas; b) uso de álcool durante a gestação e lactação; c) subsídios para a prática profissional na área da saúde; d) alterações fisiológicas em mulheres alcoolistas. Conclui-se que a mulher usuária de álcool necessita de atenção especial por parte dos profissionais de saúde.
Introdução
Segundo a Organização Mundial da Saúde a droga psicoativa mais consumida em todo o mundo é o álcool. Apontando uma situação preocupante para a saúde pública devido ao aumento de indivíduos dependentes desta substância, a qual atinge toda a população, independente de raça, idade, sexo ou classe social (MELONI; LARANJEIRA, 2004).
A preocupação com problemas por consumo de álcool esteve, por um longo período, voltada apenas à população masculina. Entretanto, este cenário está sofrendo mudanças, pois há um aumento na ingestão de álcool pela população feminina. Isto pode estar ocorrendo pela intensificação da independência feminina, principalmente a financeira, ocupação do mercado de trabalho, conquista da autonomia social, na qual a mulher passou a exercer novos papéis na sociedade (ELBREDER et al., 2008).