Alcoolismo
|
Atividades Práticas Supervisionadas
Tema desenvolvido: Uso de álcool em adultos e crianças
São José dos Campos
2012
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
1.INTRODUÇÃO.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma descrição sobre o uso do álcool em adultos e crianças de uma forma abrangente, onde é causa e onde é consequência do indivíduo que o utiliza como droga de abuso. Fazendo uma abordagem histórica desde os tempos mais remotos a atualidade. Serão também abordadas quanto ao seu metabolismo, doenças desencadeantes de seu uso.
1.1 ORIGENS DO ÁLCOOL – HISTÓRIA.
O álcool deve ser tão antigo quanto a própria Humanidade, o homem consume-o desde sempre, pois a fermentação da fruta nunca foi um grande mistérios e já os nossos antecedentes primatas conseguiam produzir leves intoxicações mediante este processo. As bebidas alcoólicas são consumidas pelo homem desde o inicio da história ,com os primeiros relatos datados de cerca de 6.000 anos atrás, no antigo Egito e Babilônia.Sendo na Idade Média ,os árabes introduziram a técnica de destilação na Europa para aumentar a concentração de álcool nas bebidas ,acreditava-se que o álcool era o elixir da vida, um remédio para quase todas as doenças ,como pode ser percebido pela origem galênica do termo whisky que significa “agua da vida”.
O hidro mel (mistura fermentada de água e mel) e cerveja são, desde à milhares de anos, as mais consumidas. Registos datados de 20 a. C., apontam para um já consumo destas bebidas. Existem também registos de 500 a. C., na Babilónia do consumo de cerveja e vinho de palma. Os antigos egípcios tinham destilarias há já cerca de seis mil anos e praticavam o culto a Osíris como forma de agradecimento pela dádiva da cevada. Os gregos, por sua