Alcoolismo
Ricardo Augusto Ribeiro
Profº Gilberto Fernandes Domingues
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho – Psicologia organizacional
19/06/2012
RESUMO Apresentaremos os sintomas do alcoolismo de modo com que poderemos entender quando e como podemos perceber que um individuo já apresenta sinais de estar dependente do álcool. Palavras-chave: Alcoolismo, vício e alcoólatra.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo pretende apresentar os problemas clínicos, sociais, econômicos, familiar e profissional que um alcoólatra enfrenta em sua vida, os sintomas do alcoolismo, maneiras de tratamentos, comportamentos típicos do alcoólatra e algumas estáticas. 2 DESENVOLVIMENTO
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado) e intoxicação por álcool (embriaguez).
O alcoolismo tem sido através do tempo um permanente vicio social. O álcool pode ser considerado agente de acidentes de transito, conflitos e dissoluções conjugais e criminalidade.
A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a sua condição de alcoólatras.
Sem desprezar a importância do ambiente no alcoolismo, há evidências claras de que alguns fatores genéticos aumentam o risco de contrair a doença.
Sintomas do Alcoolismo
1. desejo intenso ou compulsão para ingerir bebidas alcoólicas.
2. tolerância: necessidade de doses crescentes de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância;
3. abstinência: síndrome típica e de duração limitada que ocorre quando o uso do álcool é