HISTÓRIA HOJE
TUTOR: DAVI CORDEIRO
DICÍPLINA: SEGURANÇA DE REDES.
SÃO PAULO – 2011
Sumário
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar um resumo a respeito do tema estipulado que é scanners de vulnerabilidade.
Inicialmente, é apresentado um breve conceito sobre o que é uma vulnerabilidade e quais as mais comuns em um ambiente corporativo. Posteriormente, o tema principal é abordado sendo, primeiramente, apresentado o que é um scanner, qual a sua função, quais os tipos de scanners e quais as ferramentas mais conhecidas.
Para finalizar o trabalho, será apresentada uma conclusão do tema pesquisado e, também, as fontes nas quais as pesquisas foram realizadas.
Vulnerabilidades
A vulnerabilidade pode ser compreendia por uma brecha ou falha computacional em um projeto, implementação ou configuração de software ou sistema operacional que, ao ser utilizado em momento de facilidade de invasão resulta no vazamento das informações, o que pode causar prejuízos, alguns casos imensuráveis.
Algumas falhas comuns são: Senhas fracas, sistemas de backups falhos, portas abertas e falhas em sistemas de logs, brechas de instalações e transações sem, falha na atualização de camadas de segurança e sistemas operacionais.
Em um ambiente corporativo, a segurança deve ser feita através de programas como antivírus e, também, através do firewall, deve-se estar sempre atento aos sites especializados no acompanhamento das vulnerabilidades, revistas especializadas, manter atualizados os programas de proteção aos sistemas operacionais e, principalmente a conscientização dos usuários, feita através da apresentação dos riscos que correm ao utilizarem de maneira indevida e de medidas preventivas no uso de leitores de e-mails, distribuição e recursos de compartilhamento de arquivos e troca de mensagens.