Alcoolismo
O ALCOOLISMO é uma doença que se manifesta, principalmente na maneira incontrolada de beber da vítima. Gera dependência que afeta a saúde mental, física, o relacionamento com as pessoas e o comportamento social e econômico.
Legalmente, constitui motivo de justa causa de demissão, embriaguez habitual ou em serviço.( CLT, Art. 482 – F).
No Brasil, a doença do alcoolismo também representa um grave problema, porquanto é o líder mundial no consumo de bebidas alcoólicas destiladas. O Ministério da Saúde admite que depois da doença do coração e o câncer, o abuso do álcool é a principal causa mortis no país.
O alcoolismo, entretanto, diferentemente das outras doenças, não compromete apenas o indivíduo que bebe mas, também, pelo menos 4 ou 5 outras pessoas, em geral seus familiares imediatos, que são afetados pela doença. Aí está a caracterização e o envolvimento social da doença do alcoolismo.
Um fator que agrava a incidência do alcoolismo é a crise econômica e social existente hoje. A fuga dos problemas de ordem moral, psíquica e material; a crise de valores nas famílias e na sociedade; as angústias, tensões e incertezas em que vive o homem moderno criam um ambiente fácil para a utilização do álcool como uma válvula de escape. Paralelamente a isso, os meios de comunicação de massa estimulam o consumo de bebidas alcóolicas, como forma de relaxamento, diversão e até mesmo status. Não há distinção de classe social para o problema do alcoolismo. Ele está presente em todas elas, apenas é bastante dissimulado nas classes mais altas.
ALCCOLISMO
Na Visão Clínica
É uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde que a define como sendo crônica, progressiva, incurável e potencialmente fatal se não for tratada adequadamente.
Na Visão Social
Dada a deterioração física, psíquica e emocional do paciente alcoólatra, o social se compromete a níveis inconsoláveis tanto na família, como no trabalho ou em qualquer outro relacionamento