Administracao
Bovina cultura é parte da zootecnia que trata do estudo e da criação de bovinos. A bovina cultura tem múltiplas finalidades dentro da produção de matérias-primas e trabalho. Embora restrito nos dias actuais, no passado o trabalho bovino foi fundamental nos transportes (tracção de carros e montaria), na lavoura (tracção de implementos agrícolas, como o arado) e no lazer (tauromaquia grega e egípcia, a tourada ibérica, o rodeio moderno). Como actividade económica a bovino cultura se insere na pecuária, a principal delas em muitos países, e como ciência se desenvolve dentro das universidades, institutos de pesquisas e entre os zootecnistas que a praticam no campo.
A bovina cultura, como arte de criar, demanda conhecimento do bovino e do ambiente criatório. Portanto necessário, por um lado, conhecer a reprodução, características raciais, comportamento e necessidades nutricionais. Por outro lado é preciso saber manejar as pastagens, principal fonte de alimentação; as doenças que os atacam e como preveni-las e conhecer as construções e instalações para manejar bovinos.
Objectivos
Geral
* Identificar as raças bovinas de leite
Específicos * Caracterizar as raças produtoras de leite * Identificar as principais raças para a produção de leite em Moçambique * Descrever o maneio reprodutivo das raças bovinas de leite
Metodologia
Para a realização do trabalho recorreu-se a consultas em manuais disponíveis na biblioteca e consultas nas páginas da Web.
Bovinos – é um grupo de animais de diferentes estágios de crescimento, que ocupa uma determinada área, com um determinado objective.
Bovinos leiteiros - são aqueles pertencentes as raças de duplo ou múltiplo propósito, convertendo material grosseiro e não aproveitável, como os pastos, em leite, o mais nutritivo do homem. (PIMENTEL, 2003)
Características de bovinos leiteiros
As características morfológicas do gado bovino para a produção leiteira sofreu modificações com o trabalho de