Tipos de embalagens
Papel: O papel tem como função principal o aumento da resistência física dos laminados flexíveis. Os tipos mais comuns de celulose são o de algodão, a de árvores resinosas, de grandes folhosas e a de palhas.
Alumínio: A folha de alumínio é um componente do laminado responsável pela impermeabilidade aos gases e aos raios luminosos. É portanto a camada que contribui para a integridade da embalagens utilizadas para leite longa vida. A folha de alumínio mais utilizada em embalagem flexível possui a espessura de 9 micra. As lâminas com espessura de 40 micra, por exemplo, são utilizadas para tampas de iogurte em embalagens termoformadas. As lâminas com espessura inferior a 20 micra apresentam o problema de furos microscópicos, tornando-as, portanto, permeável aos gases. Devido a este efeito, as folhas de alumínio são em geral, revestidas com resinas termoplásticas, que proporcionam também a mesma soldabilidade pelo calor.
Filmes Plásticos: Os materiais plásticos são utilizados em escala cada vez maior nas embalagens simples e como componentes das embalagens compostas. Estes materiais