LACA
Segundo Dornelas (2008), este cenário tem mudado no Brasil. Estatísticas mostram uma evolução do empreendedorismo nacional, apesar de ainda ser necessária muita melhoria. Mas para Dornelas, o empreendedor precisa estar sempre atento ao ambiente de negócios, e deve buscar se desenvolver de forma mais contínua, devido à estabilidade econômica e ao maior preparo dos novos empreendedores.
As organizações para sobreviver e prosperar no mercado competitivo precisam ser criativas e inovadoras. Precisam imaginar, desenvolver e realizar visões, ser agente de mudanças, transformar um sonho, uma oportunidade de negócios, um problema em uma empresa viável. Este é o sentido do ser empreendedor. A palavra empreendedorismo é a tradução da palavra entrepreneurship, que indica os estudos relativos ao empreendedor, que é aquele que realiza visões, inovações, aproveita as oportunidades, analisa os riscos, gerando empregos e riquezas (NETO, 2005).
A palavra tem origem francesa e, literalmente traduzida, significa aquele que está entre ou intermediário. As primeiras definições como exemplo são referidas a Marco Polo, que tentou estabelecer rotas comerciais para o Oriente. Como intermediário, ele assinava um contrato com comerciantes capitalistas