Vernizes e lacas
Sabe-se que indústria de recobrimentos superficiais é bem antiga. A origem dessa técnica remonta nos tempos pré-históricos, não as usando especificamente para proteção, mas para registrar suas atividades em figuras coloridas nas paredes das cavernas. Com a evolução do homem foram descobertas técnicas mais complexas, aprimorando o jeito de produzi-las e de torna-las mais duráveis aos agentes externos. Além do efeito protetor, as tintas, os vernizes e as lacas tornam mais atraentes os artigos manufaturados e realçam o aspecto estético de um conjunto de casas e dos seus interiores.
Vernizes
Verniz é uma solução ou dispersão sem pigmento, de resinas sintéticas e/ou naturais em óleos ou em outros meios dispersores, usado como revestimento protetor e/ou decorativo de diversas superfícies e que seca por evaporação, oxidação e polimerização de partes dos seus constituintes.
Os vernizes podem ser divididos em algumas classes:
Os constituídos de um óleo secante, uma resina e um diluente.
Vernizes a solventes voláteis, de uma ou mais resinas naturais ou sintéticas em um solvente volátil, contendo pequenas quantidades de óleo e plastificantes.
Vernizes celulósicos, formados de uma ou mais ésteres celulósicos, um plastificante (resina natural ou sintética) e solventes e dissolventes.
Vernizes negros betuminosos, que não são transparentes e são formados de betumes naturais, quase sempre com óleo e resina.
Há também vernizes ecológicos com bases aquosas já disponíveis no mercado.
Uso em madeiras e pavimentos:
O uso de vernizes em pavimentos de madeira é, sem dúvida, um tipo muito utilizado de acabamento, substituindo, na maioria dos casos, o tradicional enceramento. Os vernizes destinados a pavimentos devem possuir características especiais que lhe permitam suportar as solicitações a que serão submetidos, nomeadamente resistência à abrasão e ao risco.
Antes da aplicação dos vernizes os pavimentos devem receber alguns cuidados preferencialmente