Trabalho Tintas Vernizes e Lacas
Pretendemos neste trabalho nos focar nos tipos de Tintas e Vernizes utilizados como forma de revestimento, classificas para uso no setor Imobiliário e Arquitetônico, mas abordando também em alguns momentos os outros setores. Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.
DEFINIÇÃO
Antes de explicar o conceito de tinta é importante lembrar que estamos nos referindo à tintas de revestimento, e não à tintas gráficas. Esses tipos de tintas são bem distintos. Tanto que em outras línguas, como o inglês, o francês e até o espanhol, usam duas palavras diferentes para definir cada uma. Normalmente as tintas de revestimento são classificadas como:
- Tintas Imobiliárias/Arquitetônicas;
- Tintas para Automóveis e Veículos Automotores (tintas originais e para repintura);
- Tintas Industriais. Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície. A qualidade pretendida, o fim a que se destina a tinta, o fator econômico, entre outros, são elementos que podem condicionar a proporção dos constituintes. Sendo um produto muito comum, aplica-se a praticamente qualquer tipo de objetos. Usa-se para produzir arte; na indústria: produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletro-eletrônicos; como proteção anti-ferrugem; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores.