Tinta, verniz e laca
Faculdade de Engenharia
Engenharia Civil
Ana Cláudia Chaves Pereira
Bruna Furtado Butilheiro Braga
Rayane Cristina Martins Vital
Rodrigo Diniz
TINTAS, VERNIZES E LACAS
Governador Valadares, 04 de junho de 2013
Ana Cláudia Chaves Pereira
Bruna Furtado Butilheiro Braga
Rayane Cristina Martins Vital
Rodrigo Diniz
TINTAS, VERNIZES E LACAS
Trabalho acadêmico para obtenção de créditos parciais na disciplina de Materiais de Construção Civil II com o Prof. Anderson Caetano Gusmão da Universidade Vale do Rio Doce – Engenharia Civil.
Governador Valadares, 04 de junho de 2013
Sumário
1- Introdução
As pinturas têm ocupado um lugar cada vez maior como material de acabamento, com a finalidade de proteger e embelezar.
Elas são aplicadas a praticamente qualquer tipo de objeto. Muito utilizadas como proteção anti-ferrugem; na produção de arte; na indústria, para produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletro-eletrônicos; e na construção civil, em paredes interiores e em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas.
Representam a parcela mais visível de uma obra, têm uma grande influência no desempenho e durabilidade das edificações e dão o toque final que valoriza o empreendimento. Uma boa pintura inicia-se com a seleção correta dos produtos, levando-se em conta o seu uso e o meio ambiente onde ela será aplicada. A condição das superfícies e o cuidado prévio na sua preparação são fatores que interferem na sua qualidade e são fundamentais para um bom desempenho da pintura.
2- Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar as inúmeras variedades de tintas, vernizes e lacas; suas funções; características; e aplicações.
A partir destes estudos podemos ter uma noção dos problemas que podem ser evitados através