fichamento: O que é Semiótica - SANTAELLA, Lúcia
O que é Semiótica. SANTAELLA, Lúcia. São Paulo: brasiliense. Coleção Primeiros Passos. 2008.
Capítulo 1- Primeiros Passos para a Semiótica A autora, Lúcia Santaella, inicia seu livro nos questionando sobre o real significado de semiótica, observando a construção morfológica da palavra. Ao nos mostrar que essa analise seria rasa para identificar todos os aspectos dessa ciência, a autora nos convida para seu estudo e definições do termo.
Capítulo 2- Uma definição ou um convite?
Nesse tópico a autora opta por não definir toda a semiótica dentro de um só conceito. Ela implica que deixar as definições ainda em aberto é o que as mantém vivas, assim como vivas as curiosidades e inquietações que promovem mentes a investigá-la. Para ela, a semiótica é algo que ainda está em processo de crescimento. Uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações e investigações em progresso.
Capítulo 3- Linguagens verbais e não verbais
Aqui são tratadas as definições de língua e linguagem, bem como as diferenças entre linguagem verbal e não verbal, com a finalidade de informar a que o estudo de semiótica se direciona e até onde ele pode envolver. “O século XX viu nascer e está testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a linguística, ciência da linguagem verbal. A outra é a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem”.
Capítulo 4- Até Onde Vai a Semiótica
Lucia define que as linguagens estão no mundo e nós estamos na linguagem. A semiótica é a ciência que investiga todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significação e de sentido. Nos fenômenos, sejam eles quais forem – uma nesga de luz ou um teorema matemático, um lamento de dor ou uma ideia abstrata da ciência -, a Semiótica busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo. Tão-só e apenas. E