ligas metálicas
O presente trabalho é sobre Ligas Metálicas, mais concretamente sobre. o que são,por que são feitas, como sao produzidas e alguns exemplos.
O objetivo do trabalho presente e entender as ligas Metálicas
As ligas metálicas podem ser classificadas em basicamente dois tipos de ligas: ligas ferrosas e ligas não ferrosas.
Ligas ferrosas :
São aquelas onde o ferro é constituinte principal. Essas ligas são importantes como materiais de construção em engenharia. As ligas ferrosas são extremamente versáteis, no sentido em que elas podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedade mecânicas e físicas. A desvantagem dessas ligas é que elas são muito suscetíveis à corrosão
Ligas não ferrosas :
São ligas que não possuem como constituinte principal o elemento ferro.
Os metais puros geralmente não apresentam todas as características necessárias para serem aplicados na fabricação de produtos utilizados na sociedade. Por isso, surgiram as ligas metálicas, que são misturas de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento.
Esses componentes se fundem em temperatura elevada e depois esfriam, solidificando-se.
As propriedades resultantes que serão úteis para cada aplicação específica serão determinadas pelos metais que serão usados, pela quantidade de cada metal na liga, pela estrutura do arranjo cristalino das ligas, pelo tamanho e arrumação dos cristais e pelos tratamentos adicionais que podem se realizar.
Alguns exemplos :
Aço: Formado pela mistura de aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio. É usado em peças metálicas que sofrem elevada tração, pois é mais resistente à tração do que o ferro puro. O aço é uma liga usada para produzir outras ligas metálicas.
Aço inox : Formado por 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Por ser praticamente inoxidável, é usado em