Ligas Metálicas
1. O que são? Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal, podendo até apresentar semimetais e não-metais. Ex.: o AÇO, AÇO INOX, BRONZE (mistura dos metais cobre e estanho), METAL, etc.
2. Formação; Normalmente, as ligas metálicas se formam pelo aquecimento conjunto dos metais até que ambos se derretam (ponto de fusão). Em seguida, deixa-se a mistura esfriar e solidificar-se totalmente.
3. Classificação; Ao planejar a combinação de metais, entre si ou com outros elementos, considera-se com especial cuidado a variação das proporções, fator que influi decisivamente nas propriedades do material final. Algumas misturas formam uma rede cristalina perfeita, com os átomos de diversos materiais dispostos em posições perfeitamente determinadas; em outros casos, os átomos se distribuem aleatoriamente. No estudo das características de uma liga metálica são empregados gráficos ilustrativos da relação entre tempo e temperatura. Outro recurso útil à análise é o diagrama de fases, em que se apresentam a porcentagem dos componentes e a temperatura. A partir desses diagramas, que exibem as diversas fases ou formas de cristalização a que estão sujeitos os materiais, é possível classificar cinco tipos genéricos de ligas: a) Tipo I: ligas com solução sólida. As ligas metálicas do tipo I são miscíveis tanto no estado sólido quanto no líquido. Na elaboração das combinações de solução sólida, formam-se cristais que contêm todos os metais componentes da liga. b) Tipo II: ligas eutéticas. Chamam-se eutéticas as ligas que, em estado sólido, apresentam proporções inalteráveis e ponto de fusão constante e característico, também chamado eutético. Por manter constantes os pontos de fusão e solidificação, a liga eutética se comporta como um metal puro. c) Tipo III: No grupo III os metais são totalmente miscíveis em estado líquido, mas em estado