resenha
IMENES, Luíz Márcio P. Um estudo sobre o Fracasso do Ensino e da Aprendizagem da Matemática. Rio Claro, SP: UNESP, 1989, p. 21-27.
O ensino da matemática tem sido marcado pelo fracasso, nos professores temos necessidades de discutir esse desastre, nos cursos, encontros, palestras e reuniões de todos os tipos. O malogro do ensino da matemática acaba aflorando nas discussões. As mesmas causas são apontadas para explica - lá: as condições de trabalho do professor, seu baixo salário, as condições de estudo do aluno, a precariedade da escola. Não é possível negar que cada um desses motivos com pesos diferentes contribui para o insucesso do trabalho do professor.
Pensando com cuidado, vê - se que os argumentos citados não são suficientes para o insucesso da matemática escolar. As coisas do mundo podem ser olhadas e abordadas como fenômenos. Nesse trabalho o fenômeno investigado é o fracasso do ensino da matemática. A compreensão implica em tomar o fenômeno seriamente diante dos olhos e estuda - lá de maneira sistemática para vir a compreende-lo em sua intenção total, na sua essência e não apenas na sua representação. Apesar de todas as mudanças sofridas pelo ensino da matemática nesse século, a concepção permaneceu intacta. Na apresentação da matemática as idéias, os conceitos e os problemas apresentados nascem da própria matemática que na escola mostra-se desligada da vida não se relaciona com os problemas sociais, não interage com os outros campos do conhecimento nem com as artes. Como o ambiente matemático é fechado em si mesmo ela se mostra a - histórica, não aparece na construção humana, não é parte da nossa cultura, não é gerada num ambiente sociocultural. Apesar de todas as mudanças na matemática escolar a concepção permaneceu intacta. Um dos maiores mal entendidos da matemática proveio da adoção dos