Consumo
O consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.
Ciclo de Vida do Produto
O ciclo de vida de um produto passa se define em 5 estágios:
Desenvolvimento do produto: é quando a empresa tem a ideia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento.
Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, aonde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado.
Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes.
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência.
Declínio: é quando as vendas e os lucros começam a cair.
Modismo
É a moda que entra rapidamente, atinge seu auge em pouquíssimo tempo, é aceita com grande entusiasmo e decai também de forma muito rápida. Entram aí alguns produtos como: ioiô, miniaturas de garrafas de refrigerantes, Manchester City entre outros.
Marca-característica das marcas fortes
Atributos: Além da questão visual, o nome do produto ou da empresa pode sugerir excelência, qualidade, durabilidade e status.
Benefícios: O cliente procura benefícios emocionais e racionais, como status e/ou credibilidade. É possível usar isso como promessa em uma assinatura ou slogan.
Personalidade: Expressa a constância de atos e atitudes da empresa. Pode indicar responsabilidade, transparência, agilidade, etc.
Cultura e Valores: A marca pode traduzir ou representar uma cultura. Valores conservadores, arrojados, irreverentes, etc.