ginastica laboral
Antônio José Grande 1 , Valter Silva 1 , Sérgio Alencar Parra 2
1universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP , Brasil.
2universidade Estadual de Londrina , Londrina, PR , Brasil.
Resumo:
Objetivo
: Investigar a eficácia da ginástica laboral para a saúde dos funcionários por meio de componentes de atividade física relacionada à saúde.
Métodos:
Um estudo não controlado randomizado com 20 trabalhadores foi realizado durante três meses para avaliar um programa de ginástica laboral. Os resultados foram selecionados flexibilidade, massa corporal, percentual de gordura, massa magra, pressão arterial e freqüência cardíaca. Para a análise estatística, foi utilizado o teste t pareado ea análise de intenção de tratar.
Resultados:
Houve um aumento significativo no peso, percentual de gordura, pressão arterial e freqüência cardíaca. No entanto, o significado clínico foi de 10 % no tamanho do efeito.
Conclusão
As alterações verificadas nos resultados analisados não foram significativas; as variáveis estão dentro dos limites de normalidade propostos por organizações acadêmicas
Palavras-chave: aptidão física; antropométrica; Atividade motora; trabalho; saúde ocupacional
INTRODUÇÃO:
Exercício no local de trabalho (WE) é uma intervenção com exercícios físicos específicos para os trabalhadores realizados no local de trabalho, que visa melhorar os resultados gerais, tais como qualidade de vida e ambiente de trabalho , bem como os resultados específicos, como a força muscular e flexibilidade. (1-7)
As análises dos resultados gerais dos trabalhadores envolvem amplas construções, e geralmente são avaliadas por meio de questionários. Desta forma, eles dependem da percepção individual de cada operador, que podem subestimar os efeitos da intervenção em detrimento de permanência no programa de promoção da saúde da sociedade. (8, 9)
Por outro lado, os resultados