Resumo do Livro de Ageu
1- A negligência para com a casa de Deus e o desvio para a cobiça. (1.1-6)
2- Convite para retornar a Deus e a construção do Templo. (1.7-11)
3- O exemplo de Zorobabel. (1.12-15)
4- A glória da segunda casa. (2.1-9)
5- Retornar para a santidade não extirpa a impureza praticada. (2.10-19)
6- A promessa de Zorobabel. (2.20-23)
Resumo do Livro de Ageu
A negligência para com a casa de Deus e o desvio para a cobiça . O profeta Ageu delimita-se no tempo do reinado do rei da pérsia, Dario. Sua profecia era dirigida especialmente ao governador de Judá, Zorobabel, e ao sacerdote Josué. O profeta alertava para o fato do povo não dar importância para a reconstrução do Templo de Deus e se preocuparem apenas em construir casas luxuosas para eles mesmos, e por causa deste desvio de conduta Deus estava disciplinando o povo deixando de abençoar suas colheitas, afetando seus rebanhos e retirando de todos a prosperidade em tudo que vaziam.
Convite para retornar a Deus e a construção do Templo. Em vários momentos o profeta convida o povo para analisarem se o que estavam fazendo era correto, lembrava ao povo que estavam se preocupando apenas com suas vidas, suas casas, e se esqueceram por completo da casa de Deus que estava destruída, conclama a todos que comecem a providenciar os devidos materiais para retomarem a construção do Templo, e ressalta que Deus se alegraria com este novo Templo.
O exemplo de Zorobabel. Zorobabel quando recebeu esta profecia, juntamente com Josué, o sacerdote, de imediato aceitaram de bom grado a Palavra que vinha de Deus pela boca do profeta, e Deus lhes concedeu coragem e ânimo, o povo vendo isso também se atentaram para a exortação de Deus e todos retomaram a reconstrução do Templo.
A glória da segunda casa . Neste capítulo o profeta Ageu pergunta a Zorobabel, a Josué e a todo o povo quem se lembrava do Templo anterior, e o compara ao atual, e diz que aparentemente o Templo