Restauração da madeira
Como restaurar móveis de madeira ? Refazer o acabamento de móveis de madeira é um trabalho que consome tempo e que faz muita sujeira, então antes de restaurar um móvel ou peça antiga, perceba que um trabalho de restauro completo pode não valer a pena, pois pode desvalorizar uma antiguidade. Uma peça em boas condições com seu acabamento original pode ser mais valiosa do que uma completamente restaurada.
Identificando um acabamento antigo ! Se você não saber qual é o tipo de acabamento, você poderar acabar estragando o trabalho original ou desperdiçando seu tempo com uma técnica que não funcione ! Em restauração, a única diferença que realmente importa é entre os 3 acabamentos báscios naturais : goma-laca, laca ou verniz, os acabamentos pigmentados, tais como tintas ou esmaltes, são fáceis de identificar. Outros acabamentos como óleo, cera e selantes de penetração são identificáveis pelo toque e falta de alto brilho, são restaurados apenas com a reaplicação.
Identificando um acabamento de goma-laca : Primeiro teste o acabamento de qualquer peça com álcool desnaturado, esfregue um pouco do álcool em uma área onde não se note, se o acabamento dissolver é goma-laca.
Identificando um acabamento de laca : Teste o acabamento com uma mistura de álcool desnaturado e solvente de laca (isso pode dissolver completamente o acabamento), se o álcool não afetar o acabamento, esfregue um pouco de solvente em laca em uma área onde não se note, se a área aplicada ficar dura e depois macia novamente, o acabamento é laca !
Identificando um acabamento de verniz : Teste o acabamento com uma mistura de álcool desnaturado e solvente de laca em uma área onde não se note, se enrugar e não ficar macio novamente, então é um tipo de verniz, mas se nem o álcool nem o solvente de laca afetá- lo o acabamento é de verniz.
Técnicas de limpeza. A limpeza é um processo fácil, pois muitas vezes podemos remover as camadas de sujeiras e ceras