ARQUITETURA E URBANISMO
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Arquitetura
Organização: Márcia Braga
Unidade 1 – História e evolução conceitual do restauro arquitetônico
Márcia Braga
Unidade 2 – O projeto de intervenção em bens culturais imóveis
Cristina Coelho
Unidade 3 – Técnicas construtivas nas alvenarias históricas, no Brasil
Nelson Pôrto Ribeiro
Unidade 4 – Patologias nas construções históricas
Rosina Trevisan
Unidade 5 – Técnicas de restauração
Rosina Trevisan
1
Unidade 1
História e evolução conceitual dos critérios do restauro arquitetônico Márcia Braga
DEFINIÇÕES
Retirado de Recomendações e Diretrizes para a adoção de princípios comuns sobre a conservação e restauração do patrimônio cultural na
Europa – Apel (Acteurs du patrimoine européen et legislation - 2001).
Conservação – restauro
A conservação-restauro deve ser definida como qualquer intervenção direta ou indireta efetuada sobre um objeto ou monumento, para salvaguardar a sua integridade física e garantir o respeito pelo seu significado cultural, histórico, estético e artístico.
Esta definição condiciona a natureza, a extensão e limites das medidas que podem ser tomadas, assim como das intervenções que podem ser levadas a cabo no patrimônio cultural.
Patrimônio Cultural
Entende-se por patrimônio cultural todo aquele que sendo objeto, construção ou ambiente, a sociedade lhe atribua um valor especial, estético, artístico, documental, ecológico, histórico, científico, social ou espiritual e que constitua um patrimônio cultural essencial a transmitir às gerações futuras.
Diagnóstico
O diagnóstico compreende a identificação, a determinação da composição e avaliação das condições dos bens culturais; a identificação, a natureza e extensão das alterações, a apreciação das causas da sua degradação e a determinação do tipo e extensão do tratamento necessário, assim como o estudo das informações existentes relacionadas.
2
Documentação
A documentação compõe-se de imagens e texto que