tintas e lacas
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL
Carlito Pereira do Nascimento
Caroline Nogueira Couto
Fernanda de Paula Freitas
Kênia Lucia Cunha
Rafael Lucas de Matos
Roberta de Abreu
TINTAS, VERNIZES E LACAS
Governador Valadares
2012
Carlito Pereira do Nascimento
Caroline Nogueira Couto
Fernanda de Paula Freitas
Kênia Lucia Cunha
Rafael Lucas de Matos
Roberta de Abreu
TINTAS, VERNIZES E LACAS
Governador Valadares
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Estamos constantemente cercados por cores que alegram todos os ambientes. Estas cores geralmente são dadas através das tintas, mas o que é uma tinta e qual a sua finalidade?
As tintas e os vernizes têm por finalidade proteger e embelezar as superfícies. É utilizada também para sinalizar, transmitir ideias, refletir e absorver calor. A história do uso das cores e da pintura se confunde com a própria história da humanidade. O ser humano na pré-história, possuidor de limitados recursos verbais para transmitir experiências, viu-se obrigado a desenvolver alternativas que complementassem sua comunicação e que perpetuasse a informação.
Neste contexto, os pigmentos eram utilizados somente como veículo de comunicação ao possibilitar a representação iconográfica do cotidiano do homem primitivo. Mais tarde, juntamente com a evolução humana, às tintas foram sendo atribuídas outras funções. Assim, já começavam a ser utilizadas como elemento de decoração e proteção de superfícies.
Uma casa, um automóvel ou uma grande estrutura metálica corretamente pintada agradarão muito mais. Além disso, a função da pintura não é somente decorativa, mas econômica, pois estas superfícies pintadas estarão protegidas da ação destruidora dos agentes do meio ambiente.
Podemos observar desta forma que, ao lado da função decorativa, melhorando sensivelmente a aparência, as tintas e os vernizes