LIgaçoes quimicas
Exercício Avaliativo II
Juliana Fedoce
Equipe 4
Equipe 4:
A ligação iônica é frequentemente definida como: Um elemento “precisa” perder um elétron e um outro elemento “precisa” aceitar um elétron, então eles se juntam formando a ligação química. Discuta essa definição utilizando os conceitos de energia do elétron discutidos no modelo atômico moderno.
A ligação iônica é atração eletrostática entre íons de cargas opostas, atrações essas que ocorrem entre um metal e um não-metal, sendo que em um deles, segundo Russel, “[...]o metal tem sua energia de ionização baixa, isto é, é necessária pouca energia para remover um elétron do átomo. A perda de um elétron por um átomo isolado(gasoso) leva à formação de um íon positivo ou cátion. Por outro lado, um átomo não metal, o valor de sua afinidade eletrônica é negativo, portanto, possui uma grande tendência em ganhar um elétron e formar um ânion” ¹
O modelo atômico moderno foi fundamentado na mecânica quântica, onde é descrito pelo princípio da incerteza de Heisenberg, o princípio deDe Broglie, que classifica o elétron como partícula-onda, e a equação de Schrödinger.
Como citado na pergunta, a palavra utilizada “precisar” não contempla o fenômeno de transferência de elétrons, pois como citado anteriormente, a transferência só ocorre para se atingir um estado de maior estabilidade e menor energia.
¹ citação da frase do livro de química geral, Russel
Ana Carolina Correa Americo 32146
Melissa Ribeiro Freire 31514
Livia Fernanda Rodrigues 31825
Raphael Rodrigues Alves dos Santos 31370 joelma Viegas murargy 31961
Damian Palácios 31699
Arthur Toledo Folgozzi Oliveira 30655
Gabriel Felipe Trindade 30204
Vinicius Kendi Sasaki 30753
Marina Oliveira 31817