ginastica artistica
RESUMO
A ginástica surgiu na pré - história. Tornou-se modalidade esportiva em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Em 1896, tornou-se esporte olímpico, e em 1928 também pode ser praticada por mulheres. Em 1950 foi introduzido o uso dos aparelhos, os quais conhecemos hoje.
PALAVRA CHAVE – Ginástica
INTRODUÇÃO
O presente estudo da ginástica artística fez com que aprofundássemos em conhecer mais seus movimentos, sendo eles em solos ou aparelhos.
Existem variados na ginástica artísticos sendo uns apenas masculinos e outros femininos, temos como exemplo de aparelho feminino, as barras assimétricas.
Barras assimétricas são barras que ficam próximas de tamanhos diferentes, por isso o nome assimétricas. Nelas os ginastas fazem suas evoluções passando de uma barra para outra.
MOVIMENTOS ESPECÍFICOS DA GINÁSTICA
SEQUENCIA DE SALTOS :
GALOPES
Movimento feito em pé , realizando um pequeno salto fazendo a alternância das pernas durante a execução parando com uma das pernas na frente.
TESOURA
Movimento similar ao anterior com diferença em que as pernas fazem o movimento de alternância esticado e mais alto
SALTO LONGO
Movimento também conhecido como “salto da bailarina”. Saltar para a frente e no ato do salto esticar ambas as pernas, sendo uma para a frente e a outra para traz.
PARAFUSO
Flexionar o corpo, saltar e no ato do salto fazer um giro de 360° em volta do seu corpo, voltando posição de origem.
ESTRELINHA OU RODA
Movimento executado com apernas estendidas e afastadas. As mãos tocam o chão voltadas para dentro, cabeça em posição em posição normal para dentro, olhar voltado para as mãos quando apoiados no solo.
PONTE
É nome da reversão para traz, partindo da posição de pé, com braços elevados, uma das pernas á frente, flexionar o tronco para traz, até alcançar a posição no formato de ponte.
PARADA DE MÃO
Flexionar o corpo para frente, colocando as mãos no solo e